Utilizamos cookies para reconhecer dados e melhorar sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Ao navegar neste site, você declara estar de acordo com essas condições.
Banco Daycoval

Relações com Investidores

Estratégia

O Banco Daycoval está voltado para o crédito, particularmente no segmento de crédito para empresas, que responde pela maior fatia das suas operações. A estratégia de atuação concentra-se na pulverização da carteira, na qualidade das garantias recebidas e na manutenção do equilíbrio entre os diversos segmentos da economia, como forma de assegurar maior consistência aos negócios.

O banco pretende, entre outras iniciativas, aumentar o mix de produtos e abrir novas agências, para fidelizar e ampliar a base de clientes. O atual momento da economia interna – de incremento do poder de compra no varejo e expansão das empresas, principalmente no crédito para empresas – potencializa a perspectiva de evolução do banco e as oportunidades de negócio. A meta é crescer de forma sustentável, sempre apoiando o cliente no seu desenvolvimento, e, consequentemente, gerar valor para os acionistas.

Para se beneficiar deste cenário, nosso planejamento estratégico visa combinar dinamismo e operações modernas com uma estrutura de capital conservadora, com base nos seguintes pilares:

O foco no cliente sustenta a política estratégica. A proposta é manter um relacionamento próximo, promovendo e disponibilizando conteúdos e informações relacionados à educação financeira, a fim de contribuir no gerenciamento de seus recursos financeiros. No Daycoval as operações são conduzidas por especialistas, com experiência no setor bancário, esses profissionais estão aptos a oferecer atendimento e condições de negociação que levam em conta as características e as necessidades individuais e das empresas. A dedicação em oferecer um atendimento diferenciado é essencial para impulsionar o crescimento contínuo da nossa base de clientes.

O Daycoval busca oferecer produtos e serviços diferenciados e ser uma alternativa em relação aos grandes conglomerados financeiros. O banco tem como política conceder empréstimos que representem apenas uma pequena parcela da dívida total das empresas clientes. Para ser um dos bancos de relacionamento da empresa, sua estratégia é fazer a diferença pelo atendimento especial, pela flexibilidade na formatação da operação e pela ampla linha de produtos oferecidos.

Com baixo nível de alavancagem e altamente capitalizado, o Daycoval não tem como política realizar cessão de crédito (repasse da operação para outro banco por falta de capital, ou funding). Em suas operações, utiliza somente recursos de sua própria carteira e trabalha preferencialmente com “operações casadas”. Para tanto, toda a liberação de recursos é realizada pelos Comitês de Crédito, com o apoio da equipe de back-office (equipes internas), para que a administração tenha controle dos negócios e mantenha o fluxo de caixa coerente com os objetivos estratégicos.

O elevado nível de sinergia entre todas as áreas, envolvendo inclusive a alta administração, proporciona maior agilidade ao processo decisório do Daycoval. Com uma estrutura menos complexa e bem organizada, a proposta de concessão de crédito para novos clientes é analisada e aprovada em aproximadamente 15 dias. Empresas que já tenham relacionamento estreito com o banco têm seu crédito aprovado em um ou dois dias, rapidez que pode ser vital para o cliente aproveitar uma oportunidade de negócio.

Para incentivar a busca por resultados e pela qualidade do crédito, a remuneração dos gerentes comerciais está atrelada à performance, o que garante rendimentos acima da média de mercado. Acostumados a atuar muito próximo ao cliente, esses profissionais visitam as empresas, conhecem de perto suas potencialidades e enviam um completo relatório de visitas para o back-office do banco, com informações que permitem entender os negócios e as demandas do cliente – vão desde a estrutura da empresa até sua percepção sobre os negócios. Por conhecer cada histórico em particular, os gerentes podem propor soluções específicas, compatíveis com o fluxo de caixa e a disponibilidade para aquela operação.

Todos os empréstimos concedidos pelo Daycoval são lastreados por garantias. O banco analisa as necessidades do cliente e busca estabelecer uma estrutura de garantias capaz de atender à demanda e, ao mesmo tempo, minimizar o risco das operações. São desenvolvidas várias alternativas para diversificar essas garantias, que incluem recebíveis, imóveis, veículos, entre outras. Nesse sistema de empréstimos, a qualidade do lastro é essencial. Para monitorar, gerir e acompanhar essas garantias, o banco conta com sistema próprio e áreas específicas, como o Controle de Garantias e a Checagem, encarregado de avaliar e validar constantemente as garantias oferecidas.

As garantias oferecidas pelos clientes são monitoradas por um sistema de informações proprietário, reconhecido no mercado por sua excelência. Criado internamente, o sistema de acompanhamento de crédito, voltado para o crédito para empresas, atende às particularidades do banco e desse nicho de mercado.

Com a renovação do parque tecnológico e a expansão dos negócios, o banco aumentou sua equipe de front-office (profissionais da linha de frente, que têm contato direto com o cliente) e reforçou o quadro de back-office das áreas responsáveis pela avaliação e aprovação de crédito. No front-office, o banco optou pela abertura de agências aéreas (em andares de prédios, em vez de agências tradicionais de rua) e contratação de gerentes com remuneração por performance. Além do custo reduzido dessa estrutura, esses pontos de atendimento ampliam o número de canais de distribuição e abrem possibilidades para a implementação de novos produtos, diluindo as despesas com seu desenvolvimento.

Com a estabilidade econômica, aumentaram a demanda de empresas por crédito, dentro e fora dos grandes centros, e, consequentemente, as oportunidades de novos negócios. Ciente disso, o Daycoval está ampliando o número de agências no país, iniciativa fundamental para um banco que pauta sua estratégia de atuação no relacionamento direto com o cliente.

A estratégia para a captação de recursos (funding) e as operações de Tesouraria obedecem aos mesmos princípios adotados na concessão de crédito: perfil conservador e crescimento constante e consistente. O banco procura constantemente diversificar fontes de captação e ter um funding adequado, que acompanhe a evolução da carteira de crédito. Essa estrutura financeira é o alicerce do Daycoval. O avanço nos prazos e os custos gradativamente menores de captaçã mantêm o banco competitivo na concessão de crédito.